[Leituras] Em busca da espiritualidade

1 comment



INFORMAÇÕES:
Livro: Em busca da espiritualidade - O mercado da fé e o evangelho da graça
Autor: Carlos Queiroz
Editora: Ultimatto

RESENHA:
O livro trata sobre um assunto que está - e sempre esteve - em evidência, a Espiritualidade do indivíduo. Trata sobre a relação da espiritualidade em vários âmbitos da vida, desde as esferais pessoais, comunitárias e até comercial. 

O autor descreve sobre como a espiritualidade tem sido objeto de exploração por parte do que ele denomina de: Agentes mágicos da religião. Trata-se de pessoas a serviço de um deus que não possui vontades, desejos e nem autonomia para realizar seus atos, não passam de meros objetos que devem realizar seus "milagres" quando o tal agente ordenar, e geralmente estes "milagres" só ocorrem mediante um depósito bancário e/ou uma série de atos que devem ser realizados para alcançar este benefício, ou seja, você só receberá o que deseja se realizar o que lhe é imposto e sem questionar, afinal é um sacerdote religiosos que está ordenando. Exploração da fé. 

O livro possui críticas a espiritualidade gnóstica e sensitiva que por muitas vezes despreza o culto racional que devemos prestar a Deus, algo que tem se proliferado entre algumas denominações evangélicas. Diferente de alguns autores, este não despreza a importância dos sentidos, mas alerta sobre o perigo que é super valorizar as emoções/sentidos/sentimentos e abandonar a racionalidade.
O autor enfatiza sobre a importância da missão que temos de ajudar, amar e lutar por justiça ao próximo, não importando se este faz parte do nosso sistema religioso ou não. Deixa bem claro que missão não é apenas filantropia, e que a nossa espiritualidade precisa estar conectadas as obras de amor, senão não passa de superficialidade. Afinal, a nossa espiritualidade cristã está intimamente ligada a nossa fé, e a fé sem obras é morta (Tiago 2:14). 

Enfim, é uma leitura simples e objetiva. Um livro que retrata com clareza o momento pela qual a espiritualidade cristã tem passado, dando exemplos de como elas estão distribuídas em vários segmentos religiosos e/ou sociais. Recomendo a leitura! 


1 comentários:

Unknown disse...

Curto muito leitura também, posso usar esse banner nas minhas dicas de livros? quem sabe rola uma parceria, abraços.

Vinicius Castro

Tecnologia do Blogger.